Região Sahel
O Sahel que significa "costa" ou "fronteira" é uma faixa de 500km a 700km de largura, em média, e 5.400 km de extensão, situada na África Subsaariana, entre o deserto do Saara, ao norte, e a savana do Sudão, ao sul; e entre o oceano Atlântico, a oeste, e o Mar Vermelho, a leste. Compreende o sul da Mauritânia, Mali, Níger, Senegal e Chade com uma população de mais de 32 milhões de pessoas.
A região recebe de 150 a 300 mm de precipitação por ano.
A área de transição entre o deserto do Saara e as Savanas, na região e vegetação estepes é geralmente queimada para dar lugar a agropecuária. A Cada 28 hectares queimados apenas 1 é aproveitado e o resultado é a desertificação onde o deserto do Saara avança num ritmo acelerado para o sul piorando a situação de miséria dos países mais pobres do continente.
Trata-se de uma região fitogeográfica dominada por vegetação de estepes, que recebe uma precipitação entre 150 e 300 mm por ano. Pode, portanto pensar-se que a agricultura no Sahel está condenada ao fracasso. No entanto, a região é protegida por um cinturão verde constituído por uma flora altamente diversificada, que a protege dos ventos do Saara. Por outro lado, o Sahel tem sido atingido por longos períodos de seca.
Com população majoritariamente negra, a África Subsaariana apresenta grande diversidade cultural. A pluralidade religiosa é uma característica dessa porção continental, onde há cristãos, mulçumanos (principalmente na região do Sahel), judeus, além de várias crenças tradicionais. Os diversos grupos étnicos possuem dialetos, danças e costumes próprios, fato que contribui para a riqueza cultural da África. Porém, em alguns países, vários conflitos armados são desencadeados por diferentes grupos étnicos.
Apesar de a África subsaariana apresentar grande riqueza mineral, apresenta vários problemas socioeconômicos e os organismos internacionais não desenvolvem políticas eficazes para solucioná-los. A fome, por exemplo, castiga grande parte