Resumo do livro Como Vencer um debate sem ter razão
CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROF:RÔMULO DINIZ
RESUMO
ACADEMICA: ALANE DIAS FROTA
PERIODO: 1° SEMESTRE
SOBRAL – CE
2014
RESUMO
Resumo apresentado do como requisito básico para nota da disciplina de filosofia.
SOBRAL - CE
2014
INTRODUÇÃO
Artur Scopenhauer criou 38 estratagemas ensinando como vencer um debate sem ter razão, o livro descreve estratégias para defender suas crenças, ridicularizar seus rivais e manipular pessoas. No decorrer do trabalho serãoapresentadas as técnicas descritas pelo autor de forma resumida e simplificada.
ESTRATAGEMAS DIALETICOS
Nº 01 AMPLIAÇÃO INDEVIDA
Interpretar a fala do adversário das mais diversas maneiras possíveis, enfatizando-as, de acordo com a dimensão e variedades que lhes proporciona. Contendo diversas vertentes, a mesma poderá ser atacada por vários meios.
Nº 02 HOMONIMIA SUTIL
Usar diferentes significados das palavras do adversário, para modificar o rumo que o discurso terá.
Nº 03 MUDANÇA DE MODO
Não se referir a algo em particular, usar sempre as afirmaçõesrelativas, contendo afirmações disfarçadas como se fossem absolutas. De acordo com a defesa do adversário, ataque-o negando que sua conclusão esteja correta. Não se admite afirmações verdadeiras.
Nº 04 PRÉ-SILOGISMOS
Não deixar que o adversário descubra a qual conclusão se quer chegar, fazer questionamentos fora de ordem, de forma que venha a confundi-lo, para que o mesmo responda de forma inesperada, deixando escapar fatos que lhe comprometeram futuramente, muitas vezes divergindo do seu plano estratégico. Deixá-lo perdido no debate até que seus artifícios se esgotem.
Nº 05 USO INTERNACIONAL DE PREMISSAS FALSAS Pensar como o adversário, entender sua linha de raciocínio, pois em algum momento o adversário pode não aceitar