geopolitica
Há uma probabilidade, apesar de remota, de eclodir uma guerra entre a China e o Japão, pois ambos os países podem disputar uma hegemonia como potência no continente asiático, além disso desde a invasão da China pelas tropas japonesas, iniciada em 1937, as relações diplomáticas entre as duas nações são tensas. A ocupação promovida pelo Japão incluiu uma rápida conquista de Pequim, Nanquim e Xangai, o massacre de civis em nanquim e a escravização sexual de milhares de mulheres chinesas.
Durante anos os dois países não se relacionaram. Esta situação só mudou em 28 de setembro de 1972 quando houve o estabelecimento das relações diplomáticas entre Tóquio e Pequim. Entretanto, até hoje se percebe uma relação tensa entre as duas nações. Segundo especialistas, o problema consiste no fato de que o Japão nunca pediu desculpas públicas e oficiais como pede a tradição oriental. Se houver uma guerra entre estes países, o impacto será muito grande para o mundo, pois afetará os demais países com quem ambos mantém relações diplomáticas.
2) Porque a França esta ajudando Mali? Qual a relação de Mali com o Afeganistão?
O Mali, país localizado na região da costa oeste africana, está desde o dia 11 de janeiro de 2013 sob intervenção das Forças Armadas da França, país de quem foi colônia até 1959. O país enfrenta uma guerra civil iniciada no ano passado por rebeldes separatistas de origem tuaregue e que, posteriormente, teve o envolvimento de uma coalizão de milícias de orientação religiosa que se aproximava rapidamente da capital, Bamako, sudoeste do país.
Oficialmente, a justificativa do presidente francês François Hollande para a ação militar é que ele recebeu um pedido de emergência do presidente malinês, Dioncounda Traoré, e que o único objetivo do país europeu seria assegurar a segurança do país africano,