Região norte
Os índios nativos da Região Norte tinham como alimento básico a mandioca que até hoje é o prato típico local, sendo usado também para o preparo do tucupi que é o prato mais famoso do Pará.
◦
◦
Os peixes também representam uma parcela importante da alimentação,sendo os mais consumidos o tambaqui, traíra, piranha, pescada,sardinha de rio, tucunaré, pacu e o pirarucu.
◦
Tacacá: caldo do tucupi com folhas de jambu, um tipo de erva encontrada na região.
◦
◦
Maniçoba: uma panelada de folhas novas de mandioca trituradas no pilão ou na máquina de moer e cozidas por um dia inteiro.Depois, são adicionados carne de sol, cabeça de porco,mocotó, toucinho, sal, alho, folha de louro e hortelã-pimenta.
◦
◦
Tucupi: um molho feito a partir do “suco” da mandioca ralada e espremida, que depois é decantado e fervido. Ao caldo obtido são adicionadas alfavaca e chicória.
◦
◦
Frutas silvestres : açaí, murici, graviola, cupuaçu, mangaba, Castanha do Pará, guaraná, manga verde e abacate com farinha e açúcar.
◦
◦
Carne de tartaruga, costume que preocupa os ecologistas;
Jacaré assado ou cozido com pimenta.
O Açaí é um alimento de base importante. A riqueza em LIPÍDIOS dá ao seu suco um valor energético duas vezes superior ao do leite.
Contém elevada quantidade de VITAMINA E, sendo portanto um antioxidante natural importante na eliminação dos radicais livres.
Tem grande quantidade de fibras, o que favorece o trânsito intestinal.
Tem um teor considerável de PROTEÍNAS. Os Teores de POTÁSSIO e CÁLCIO são elevados, o que faz do Açaí um alimento bastante completo.
É riquíssimo em ferro, mineral importante ao corpo e que combate a anemia;
Protege a visão, a pele e ajuda no combate a diarréia.
Tem grande concentração de cálcio, que é essencial na formação dos ossos e dentes;
Possui um índice elevado de vitamina B1, que além de ajudar no estímulo do apetite, garante o bom