Importancia do trabalho
Após estudos dos materiais observados nas aulas temas 01 e 02 e nos capítulos 01 e 02 do PLT, concluí que o trabalho é fundamental na vida do ser humano, e pode ser percebido de forma estruturante e motivadora ou como instrumento de dominação. Essas percepções se dão de acordo com a forma como se vê o trabalho e o que se espera dele.
Na década de 80, devido a pouca concorrência, os investimentos eram menores e em contrapartida os empregos mais estáveis, porém, com a abertura dos mercados as importações, deu-se início a um processo de luta pelos consumidores, fazendo com que as empresas passassem a investir em novas tecnologias, modernização dos processos e qualidade na prestação de serviços afim de surpreender e encantar os clientes. Podemos citar esses fatores como os pontos positivos deste novo momento, porém deu abertura para o chamado desemprego estrutural, visto que muitos postos de trabalho foram extintos, substituídos por máquinas.
Diante da modernização do trabalho, os profissionais passaram a se preocupar com o autodesenvolvimento, buscando mais conhecimento e consequentemente, maior empregabilidade. Quando falamos aqui em empregabilidade, estamos tratando da capacidade de se atualizar e capacitar afim de manter seu poder de concorrência com outros profissionais, de aumentar seu conhecimento sistêmico da organização, de aumentar seu valor dentro do mercado onde atua.
Atualmente o emprego formal se mantém, porém houve a abertura para outros tipos de empregos, como os trabalhos com horários flexíveis, por projetos, a distância, terceirizados, etc.
Toda essa transformação, nos faz entender que a visão de mundo que temos depende muito mais de cada um do que do outro. Essa visão depende do que queremos, do que fazemos para alcançar nossos objetivos e quais atitudes tomamos no decorrer de nossa trajetória, seja no campo profissional ou pessoal. Nossa visão de mundo pode mudar de acordo com o momento, com o objetivo e com o meio em que