a importância do trabalho
O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional. A história do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias.
No Dia 1º de maio também celebramos a festa de São José Operário. Esta festa foi instituída em 1955, pelo estão Papa Pio XII, com a intenção de dar um protetor aos trabalhadores e um sentido cristão ao mundo do trabalho. A humilde figura de José nos orienta para Cristo e nos leva a tomar consciência da nossa participação na ação criadora de Deus e da dignidade do trabalho humano.
Precisamos ter presente que tudo é gerado e cuidado pela mão de Deus em parceria com as nossas mãos trabalhadoras. Qualquer que seja o trabalho, sendo honesto, ele é belo aos olhos de Deus, porque com ele você está “cooperando com Deus na obra da Criação”.
Para nos mostrar a importância do trabalho, Jesus trabalhou até os trinta anos naquela carpintaria humilde de Nazaré. No decorrer da história, muitas vezes o trabalho foi visto com desprezo. Era até motivo de honra não precisar trabalhar. Mas o cristianismo valoriza e dá dignidade ao mundo do trabalho.
Pois a dignidade do ser humano decorre, em primeiro lugar, do que ele é, e, em segundo lugar, do que ele faz. Em decorrência da própria dignidade humana, o primeiro direito do ser humano é o da sua sobrevivência. E depois o direito ao trabalho.
São Bento tomou como lema da vida dos mosteiros: “Ora et Labora!” (Reza e Trabalha!). “O trabalho não é uma penalidade, mas sim a colaboração do homem e da mulher