Região Norte
A região Norte brasileira é mais extensa ,é constituída por sete estados: Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá e Tocantins.
Nesta parte do país podemos encontrar muitas áreas de florestas preservadas, onde podemos encontrar coberturas vegetais bastante heterogêneas, como áreas de Cerrado, Campos e vegetação Litorânea, mas a principal é a floresta Amazônicas.
Dentro do território Brasileiro a Floresta Amazônica ocupa 40%, sendo que 80 % está localizada dentro da região Norte . É nesta região que se encontra a maior bacia hidrográfica das Américas e o maior rio do mundo , o rio Amazonas. Outro rio importante da região é o rio Tocantins que abriga a maior usina hidrelétrica da região norte, a Usina de Tucuruí
Podemos dividir o relevo da região Norte em planaltos, planícies e terras Baixas e depressões.
Planalto: São terrenos elevados, com altitudes acima de 300 metros. Esse tipo de relevo pode ser encontrado em diferentes partes do país, sendo caracterizado pela formação de chapadas e de extensas superfícies planas. No norte da região, temos o Planalto das Guianas, onde encontramos algumas Serras: A Serra do Imeri, Parima, Pacaraima, Acaraí e Tumucumaque. É na Região Serrana que encontramos o pico mais alto do Brasil, o Pico da Neblina, na Serra do Imeri, na Região Norte do estado do Amazonas; E por último temos o Planalto Central, ao sul, extensão do planalto da região Centro-Oeste Fica na parte sul da região, abrangendo o estado do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins
Planícies e Terras Baixas Amazônicas: São uma formação do relevo brasileiro, localizada na Região Norte do Brasil. É genericamente conhecida como Planície Amazônica, a verdadeira planície aparece apenas margeando o rio Amazonas ou em pequenos trechos, em meio a áreas muito altas. Esse compartimento do relevo divide-se em: Igapós, tesos ou terraços fluviais (Varzea) e terra firme.
Igapós - Corresponde às áreas mais baixas, constantemente inundadas pelas cheias