Região norte
Entre os Estados integrantes da região, o mais populoso é o Pará, sua população é de 7.431.020 habitantes, enquanto que Roraima possui somente 421.449 habitantes.
No Norte é possível identificar diversos vazios demográficos, por isso apresenta uma população relativa de 3,9 hab/km2, essa é uma realidade presente em todos estados que compõem a região.
Grande parte da população se encontra distribuída nos centros urbanos, em cerca de 500 municípios dispersos por toda região.
O povo do Norte é descendente de índios, portugueses, além dos migrantes oriundos de outras regiões brasileiras, como do Sudeste e do Sul. A população da região Norte segundo a cor/raça está dividida em pardos (69,2%), brancos (23,9%), negros (6,2%) e índios e amarelos (0,7%).
Um dado interessante sobre a região em questão é a concentração urbana e rural nas margens de rios, com tal característica temos cidades como Belém, Manaus, Porto Velho, Santarém entre outras, esse aspecto recebe o nome de população ribeirinha.
A concentração ribeirinha é decorrente da falta de vias de transporte ferroviário e rodoviário, assim a população utiliza como principal meio de deslocamento as embarcações fluviais.
Um dos principais problemas enfrentados pela população é o desprovimento dos serviços de saneamento básico e coleta de lixo, praticamente todos os Estados apresentam índices muito baixos de saneamento