regionalismo
A atividade de Extensão é de suma importância para a formação acadêmica do aluno, pois tem a função de aprimorar seus conhecimentos sobre o Tema Regionalismo. Este trabalho tem o objetivo de preparar o aluno para o planejamento e execução da pesquisa, assim como apresentação de resultados para uma comunidade. O problema - chave desta pesquisa é: Qual o setor predominante na região do meu pólo de apoio presencial da Unip Interativa? e Qual é a contribuição desse setor para a transformação e melhoria da comunidade local dentro dos parâmetros de educação e/ ou meio ambiente?
Para tentar chegar a respostas concretas a estes problemas, foi realizada uma pesquisa que identificou diversos fatores, áreas, índices, e setores da Cidade de Cruz Alta, situada na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A cidade se destaca como um dos principais Municípios do Rio Grande do Sul, e pode ser considerada como verdadeiro centro regional, por uma série de potenciais. Também foram pesquisados dados demográficos do município e região.
1. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA E OBJETIVOS DA PESQUISA
Qual o setor predominante na região do meu pólo de apoio presencial da Unip Interativa?
Qual é a contribuição desse setor para transformação e melhoria da comunidade local, dentro dos parâmetros de educação e/ou meio ambiente?
A partir destes problemas, sugeridos pela Unip, serão realizadas todas as pesquisas necessárias.
2. REGIONALISMO
2.1. HISTÓRICO DA CIDADE DE CRUZ ALTA
A história de Cruz Alta remonta ao final do século XVII, quando uma grande cruz de madeira foi erigida a mando do padre jesuíta Anton Sepp Von Rechegg em 1698, logo após a fundação de São João Batista nos Sete Povos Missioneiros. Mais tarde, com a demarcação do Tratado de Santo Ildefonso em 1777, a linha divisória (Campos Neutrais) que separava as terras de Espanha das de Portugal, cortava o território rio-grandense pelos divisores de