regioes do brasil e suas divisoes
Este trabalho tem como objetivo mostrar que: as regiões do Brasil são agrupamentos das unidades da federação em regiões com o propósito de ajudar as interpretações estatísticas, implantar sistemas de gestão de funções públicas de interesse comum ou orientar a aplicação de políticas públicas dos governos federal e estadual e aprofundar um pouco mais três dessas regiões. Divisão do IBGE
Foi com o objetivo de conhecer o território nacional e os dados estatísticos da população brasileira que Getúlio Vargas fundou o IBGE em 1938. Para realizar essa tarefa, era preciso considerar as grandes diferenças existentes entre as diversas áreas do país. Dessa forma, entre 1941 e 1945 foram feitas as duas primeiras divisões regionais do país, baseada no critério de região natural. Compreende-se por região natural uma área geográfica que passa a ser caracterizada segundo um ou mais aspectos naturais, como o clima, o relevo ou a vegetação, veja como o IBGE dividiu inicialmente o Brasil.
Apenas em 1969, o IBGE elaborou uma nova divisão regional, adotando dessa vez como critério de regiões homogêneas. O conceito de região homogênea é mais abrangente do que de região natural, pois vai além dos aspectos criados pela natureza. É definido pelo conjunto de elementos sociais, naturais e econômicos da região.
A principal modificação em relação à divisão anterios, foi a criação da região sudeste, em virtude da cristalização dessa área como o ‘’coração econômico do país’’. A divisão regional de 1969 continua vigorando, apesar da constituição de 1988 ter aprovado algumas modificações, os territórios de Roraima e do Amapá foram transformados em Estados, Fernando de Noronha foi anexado ao Estado de Pernambuco, o Estado do Tocantins foi desmembrado de Goiás e incorporado a região Norte.
A divisão atual do Brasil compreende 27 unidades político administrativas, sendo 26 Estados e um Distrito Federal