Divisão regional brasileira. Discussão acerca dos fins práticos e um melhor conhecimento da realidade, que fizeram parte das divisões regionais oficializadas em 1942 e 1969.
Universidade Federal Fluminense.
Departamento de geografia.
Teorias da Geografia- Professor Sérgio Nunes.
2ª Avaliação:
Divisão regional brasileira. Discussão acerca dos fins práticos e um melhor conhecimento da realidade, que fizeram parte das divisões regionais oficializadas em 1942 e 1969.
30/07/2013
André São Thiago.
O processo de regionalização, ou seja, a divisão de um espaço maior em subunidades acaba por ser um mecanismo de controle, podendo o governo ter um maior conhecimento do seu espaço geográfico e assim melhor administrá-lo. Na primeira regionalização brasileira, de acordo com Galvão e Faissol (1969 p.81) essa divisão foi um esforço que sistematizou a regionalização brasileira, e teve como asserções básicas:
‘’Havia uma conciência de diferenciações regionais no país[...] para que fossem feitos estudos dos problemas brasileiros por região e para que se divulgassem estatísticas, segundo estas mesmas unidades regionais. A divisão devia ser estável e permanene[...] pois a tal divisão daria dados estatísticos em diferentes épocas.De que devendo ser estável, o melhor critério a se adotar seria o das regiões naturais. E de que como sistema que se apoiaram as Divisões Regionais daquela época era o baseado no princípio da divisão, ela devia partir de um todo- Brasil- Subdividindo-o, sucessivamente em unidades menores.’’
Com base nessa citação e de acordo com os textos propostos, é possível perceber a grande relação entre essa primeira divisão regional oficial, com o aspecto em maior prospecção, o prático, mas também existe o interesse na realidade, para sistematizar essas divisões, de maneira que fosse feita uma única divisão do Brasil, para fins práticos e maior conhecimento da realidade brasileira. Como consequência desses estudos, em 1942 foi aprovada a primeira divisão oficial do Brasil, composta por cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Leste, Sul e