REGINALDO
INTRODUÇÃO
Como caráter introdutório, de um referencial teórico sobre o dengue , facilita dizer que conhecendo um pouco sobre seus caracteres proporciona uma aprimorada varredura, é uma patologia que exige cuidados com seu danos.
Todos os indivíduos habitados em regiões urbanas , ao frisar informações contidas nesse referencial é necessário , fazer comparativas com situações em regiões brasileiras que no seu contexto politico social passou ou deixou-se passar por entrelinhas de epidemia alastrada no qual cita o estado do Rio de Janeiro com um elevado numero de contingente contaminado com referida patologia, estabelecendo em 1991 com um recorde de 23687 caso, sendo em todo o estado 3717 casos classificados como hemorrágica , o que facilita afirmar que aproximadamente 16,64% desse numero não foi contaminado por dengue hemorrágica.
Define-se dengue como sendo uma patologia de estágio febril aguda, acometida de muitos outros sintomas como dores nas articulações do corpo, fortes dores nas regiões dos olhos, afetando todo o sistema conjuntivo de todo individuo, sintomas esses que podem ser manifestados dentro de um período de aproximadamente 14 dias após ter sido picado pelo vetor; de modo a ocorrer cansaço físico , moleza no corpo determinado como indisposição . Seu nome comum Aedes Aegypiti.
CARACTERISTICAS DO VETOR
Figura 1.0
Pode ser visualizada acima na figura proposta: São propriamente conhecidos como insetos , que possuem 03 pares de pernas , com coloração escura e pintas esbranquiçadas de forma a facilitar sua locomoção seu abdômen é representado por um tórax , cabeça e dois pares de asas , primarias e secundarias , por sobre a cabeça possui duas antenas , um par de olhos , e um aparelho bucal definido como sugador.
PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO
Sua proliferação se dá de maneira muito rápido , podendo ser explicada da seguinte maneira ; a fêmea põe seus ovos na parede de um reservatório que pode permanecer por