Regimes e sistemas políticos
Regime político é o nome que se dá ao conjunto de instituições políticas por meio das quais um estado se organiza de maneira a exercer o seu poder sobre a sociedade. Trata-se da organização das relações entre governantes e governados.
No mundo moderno, são eles:
Democracia - caracterizam por eleições livres, liberdade de imprensa, respeito aos direitos civis constitucionais, garantias para a oposição e liberdade de organização e expressão do pensamento político.
Autoritarismo - Caracteriza-se pela suspensão das garantias individuais e das garantias políticas, onde as normas constitucionais são manipuladas ou reeditadas conforme os interesses do grupo ou partido que detêm o poder.
Totalitarismo - Uma pessoa representa a figura de um comandante supremo. Não há nenhuma instituição política que possa representar qualquer vestígio de democracia.
Sistema Político é a maneira pela qual o poder político é dividido e exercido no âmbito de um Estado. Varia de acordo com o grau de separação dos poderes, indo desde a separação estrita entre os poderes legislativo e executivo (presidencialismo), até a dependência completa do governo junto ao legislativo (parlamentarismo).
Parlamentarismo é um sistema de governo no qual o poder executivo de um Estado depende do apoio direto ou indireto do parlamento, usualmente manifestado por meio de um voto de confiança. Assim, não há uma clara separação dos poderes entre os poderes executivo e legislativo.
Presidencialismo é um sistema de governo no qual há uma nítida separação dos poderes entre o executivo e o legislativo, de maneira que o poder executivo é exercido independentemente do parlamento, não é diretamente responsável perante este e não pode ser demitido em circunstâncias normais.
Semi-presidencialismo é um sistema de governo no qual o chefe de governo e o chefe de Estado compartilham em alguma medida o poder executivo, participando, ambos, do cotidiano da