Regimes Totalitários e Guerra Fria
REGIMES TOTALITÁRIOS
GUERRA FRIA
Belém, 2012
1. Enumere os fatores econômicos que desencadearam a formação dos regimes totalitários na Europa.
Os fatores que propiciaram a formação dos estados totalitários foram o final pra Primeira Guerra Mundial e a consequente crise política, econômica e social dos países europeus; a crise mundial de 1929; o avanço das ideias socialistas e a experiência do fascismo por Benito Mussolini.
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque em 24 de outubro de 1929 serviu de estopim para uma das maiores crises capitalistas de toda a história, iniciando-se a chamada Grande Depressão. Os efeitos da crise norte-americana foram mundiais, em razão da dependência das demais nações. A diminuição das exportações e importações dos EUA trouxe uma onde de desempregos e falências a outros países. Esta crise econômica e social, somada aos efeitos da Primeira Guerra, inflação, desemprego e as dívidas consequentes do Tratado de Versalhes, no caso da Alemanha, fortaleceram as ideias socialistas e o avanço do movimento operário. Para conter o avanço da esquerda, as forças de direita se organizaram, surgindo as ideias contrarrevolucionárias.
2. Comente as principais características dos regimes totalitários, dando destaque para o que serve de base para o Fascismo italiano e de base para o Nazismo alemão.
Os regimes totalitários são caracterizados principalmente pelo autoritarismo (liberdades do indivíduo são suprimidas e o povo é subordinado ao poder sem limites do Estado), militarismo (instrumento de fortalecimento e regeneração dos povos), nacionalismo (forma suprema de desenvolver as comunidades humanas), patriotismo, ufanismo, unipartidarismo, terrorismo e expansionismo (conquista territorial e domínio dos povos “inferiores”); pela burocratização, repressão, censura aos meios de comunicação, paranoica social e ideológica.
O fascismo tinha como principais características: o