FILOSOFIA DE ISHIKAWA
Mão de Obra:
Na ausência do balconista de peças, a qualidade no atendimento e execução das atividades exercidas por ele ficam prejudicadas, já que seu serviço e setor são específicos e somente ele está apto para realizá-lo de forma eficaz.
Material:
Caso haja falha no sistema da Honda e o acesso aos sites relacionados ao setor de peças estiver em manutenção ou com problemas, não será possível a efetivação de pedidos, assim como consultas posteriores a pedidos já realizados, atrasando todo o processo.
Método:
O balconista do setor de peças possuí grandes responsabilidades e trabalha individualmente no atendimento do balcão de peças e controle do estoque tendo uma sobrecarga de atividades, podendo assim gerar uma deficiência no setor.
Máquina:
Após o atendimento quase todas as atividades exercidas pelo balconista de peças dependem do acesso que ele tem ao computador, se este não estiver funcionando adequadamente seu serviço será prejudicado, atrasando tanto seu serviço interno quando o atendimento ao cliente.
Medida:
O balconista de peças gera mensalmente um relatório que classifica as peças de giro do estoque com a quantidade adequada que elas precisam estar disponíveis, qualquer divergência nessa quantia pode causar atraso dos serviços da oficina e atendimento ao cliente, já que esse número é pré estabelecido e cabe ao responsável manter sua reposição.
Meio Ambiente:
O setor de peças é responsável por um grande consumo de papel devido à elaboração de orçamentos que devem ser entregues aos clientes, porém algo que poderia ser evitado era seu consumo inconsciente, processos internos poderiam ser impressos em folhas de rascunho ou a utilização, até em orçamentos, de folhas recicláveis para transmitir até mesmo ao cliente uma preocupação com o meio ambiente. Outro problema é o descarte inadequado de papelão que chega diariamente nas peças pedidas ao setor.