Regime De Compet Ncia
A Contabilidade se utiliza do Regime de Competência, ou seja, são contabilizados como Receita ou Despesa, os valores dentro do mês de Competência (qdo Gerados), na data onde ocorreu o fato Gerador, na data da realização do serviço, material, da venda, do desconto, não importando para a Contabilidade quando vou pagar ou receber, mas sim quando foi realizado o ato.
Regime de Caixa: diferente do regime de competência o Regime de Caixa, considera o registro dos documentos quando estes foram pagos, liquidados, ou recebidos, como se fosse uma conta bancária.
Porém para se medir os resultados de uma companhia, recomendo que se utilize do Regime de Competência, onde além de se considerar as vendas efetuadas, as despesas realizadas, também considera-se a depreciação, que no Regime de Caixa não se considera.
E talvez a depreciação do bens parece não ser importante, mas é, uma vez que no futuro você precisará repor esse bem, por isso há necessidade de averiguar se o que você ganha hoje, o seu lucro, cobre também essa depreciação.
Regime de caixa
O método de regime de caixa é o mais fácil de se implementar e mais comumente usado por pequenas empresas. O regime de caixa leva em conta as receitas e as despesas no período de seu recebimento ou pagamento, independente do momento em que são realizadas.
A regra geral funciona da seguinte maneira:
A despesa só é considerada despesa quando é paga, independente do momento em que é realizada. Assim, se uma empresa faz uma assinatura de jornal no valor de 120 reais ao ano e paga em 4 parcelas de 30 reais, as despesas devem ser computadas apenas no momento do seu pagamento, ou seja, 30 reais por mês.
As receitas só são consideradas receitas quando são recebidas, independente do momento em que a venda é feita. Assim, se a sua empresa faz uma venda para pagamento futuro, ela só