Empresas investem no tratamento de efluentes em Manaus Manaus Acritica
Sustentabilidade não é mais uma exclusividade das grandes indústrias, do Polo
Industrial de Manaus Manaus , 28 de Julho de 2012
CAROLINA SILVA
Relacionados
09/07/2012
Reserva Ducke: ação humana degrada igarapés da zona urbana de Manaus
27/06/2012
Semmas propõe atualização das regras e padrões para o lançamento de efluentes em Manaus
Etiquetas
O motel Tahiti, na Ponta Negra, Zona Oeste, investiu em uma ETE há três anos
(Euzivaldo Queiroz)
Em meio a tantas discussões que cercam o tema
“desenvolvimento sustentável”, empresas brasileiras estão cada vez mais conscientes sobre a importância de implementar ações de sustentabilidade ambiental. Sendo assim, a preservação dos recursos hídricos tornouse fundamental. A prática de reutilização de efluentes líquidos e o descarte deles de forma menos prejudicial ao meio ambiente tem otimizado a marca dessas empresas.
Ao apontar empresas que se preocupam com políticas ambientais, as indústrias aparecem no topo da lista. Mas, nos últimos anos, diversos empreendimentos, em Manaus, além das ‘gigantes’ do pólo industrial, também buscam o diferencial, por meio de ações que minimizam a degradação do meio ambiente. Há aproximadamente três anos, uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) biológicos implantada no Tahiti Motel, localizado no bairro Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, busca reduzir os impactos ambientais, reutilizando a água usada no estabelecimento. A estação foi criada e instalada por um biólogo alemão.
O administrador do motel, Rodrigo Assef, 27, garante que o investimento, além de ser um dos diferenciais do empreendimento, é um meio de descartar resíduos sólidos e líquidos sem causar impacto ao meio ambiente. Além disso, pode contribuir com a redução no consumo de água para atividades como irrigação da área verde.
“O custo foi alto, mas