Regime De Chuva No Sudoeste Goiano C Pia
Jordana Rocha Sousa N°201517458
Regime de chuva
A chuva é um fenômeno climático que ocorre da seguinte forma:
1º - A água, quando é aquecida (pelo Sol ou outro processo de aquecimento), evapora e se transforma em vapor de água; 2º - Este vapor de água se mistura com o ar e, como é mais leve, começa a subir; 3º - Formam-se as nuvens carregadas de vapor de água (quando mais escura é a nuvem mais carregada de vapor de água condensado); 4º - Ao atingir altitudes elevadas ou encontrar massas de ar frias, o vapor de água condensa, transformando-se novamente em água; 5º - Como é pesada e não consegue sustentar-se no ar, a água acaba caindo em forma de chuva; Existem regiões do mundo em que ocorrem poucas chuvas. Nos desertos (Saara, Atacama, Arábia), por exemplo, o índice de umidade é baixíssimo. Isto dificulta a formação de nuvens e das chuvas. Já em regiões como a Floresta Amazônica, as chuvas ocorrem em grande quantidade em função do alto índice de evaporação da água.
Origem da nuvem:
A origem de uma nuvem está no calor que é irradiado pelo sol atingindo a superfície de nosso planeta. Este calor evapora a água que sobe por ser menos denso que o ar ao nível do mar. Ao encontrar regiões mais frias da atmosfera o vapor se condensa formando minúsculas gotículas de água que compõem então as nuvens.
Direção dos ventos e a chuva:
Ventos do leste, que sopram a partir do leste, podem indicar uma frente de tempestade que se aproxima; ventos do oeste significam bom tempo. Ventos fortes indicam diferenças de alta pressão atmosférica, o que pode ser um sinal do avanço de frentes de tempestade. sobre a direção que vem às chuvas, observação bem interessante; pois dependendo do lado que vem a mesma indica a massa de ar que está dominando o tempo em determinada região. Quando