Trabalho de geologia
Atualmente, o homem se apropria do espaço de maneira heterogênea para construir seus sistemas de moradia, tanto com empreendimentos verticais como horizontais. Devido ao intenso e acelerado crescimento do mercado imobiliário, se tem grandes impactos ambientais relacionados a este desenvolvimento que estão aliados as facilidades dos financiamentos, aquecendo a economia brasileira.
O grande desenvolvimento urbano citado tem trazido diversos problemas às cidades, principalmente no que diz respeito ao saneamento: abastecimento de água, resíduos sólidos, tratamento de esgoto e manejo de água pluvial.
As cidades não tem acompanhado toda essa evolução no meio urbano, e assim estão surgindo novas alternativas vindas da sociedade em preocupação com o meio ambiente como um todo.
Trazendo esta problemática, o trabalho vai planejar e projetar um condomínio diferenciado, baseado na sustentabilidade. Neste projeto se utilizará ao
máximo
os recursos renováveis, aproveitar de
recursos
arquitetônicos, tratar o esgoto gerado, destinar de resíduos sólidos de maneira correta, aproveitar a água da chuva e a energia solar.
O condomínio residencial projetado será o Ecovillage – Arroio do
Meio, contará com uma área de 22545 m2, contando com 10 lotes de terra com casas construídas com consciência ambiental, para reduzir o impacto gerado da sua instalação. Além disso, o condomínio irá contar com arborização, área de lazer, sistema cisternas, placas solares, composteira e tratamento do esgoto gerado pelos condôminos.
O Ecovillage traz um novo olhar às questões ambientais, relacionando o homem com o meio ambiente, reduzindo impactos, trazendo a diferença entre morar e viver.
4
1.
OBJETIVOS
1.1
Objetivo Geral
O presente trabalho tem como objetivo propor soluções viáveis para se reduzir o impacto de um condomínio residencial localizado em Arroio do
Meio, tendo como prioridade a visão sustentável para construção e moradia