Geografia
Volume 02
Sumário - Geografia
2
Coleção Estudo
Frente A
05
3
Autora: Mara Rubinger Macedo
06 13 21
07
08
Dinâmica das placas tectônicas
Estruturas geológicas e coluna geológica
Autora: Mara Rubinger Macedo Dinâmica interna e externa do relevo
Autora: Mara Rubinger Macedo
35 Recursos minerais do Brasil e do mundo
Autora: Mara Rubinger Macedo
Frente B
03
04
45 Migrações e indicadores sociais
Autor: Eduardo Gonzaga
59 Organização do espaço urbano
Autor: Eduardo Gonzaga
Frente C
03
04
71 Transporte
Autor: Eduardo Gonzaga
91 Guerra Fria
Autor: Eduardo Gonzaga
GEOGRAFIA
MÓDULO
05 A
Dinâmica das placas tectônicas
A camada mais externa da Terra (litosfera) é dividida em doze placas principais, embora exista uma série de outras menores, que realizam três tipos de movimentos: de convergência, de divergência e tangencial. As placas são criadas em áreas de separação e recicladas nos locais onde convergem. Ao longo do tempo geológico, os continentes encravados na litosfera deslocam-se, juntamente com as placas em movimento. Algumas placas recebem as denominações dos continentes que elas contêm, porém, em nenhum caso a placa é semelhante ao continente.
Ao longo de muitos anos, diversos estudiosos desenvolveram teorias que buscavam explicar a formação de montanhas, os terremotos, o vulcanismo e outros processos formadores de feições geológicas na superfície do planeta. No entanto, até a descoberta da Tectônica de Placas, nenhuma teoria conseguia, de maneira isolada, explicar de forma coerente a variedade de processos geológicos.
TEORIA DA DERIVA CONTINENTAL
Em 1915, a partir de estudos geológicos, Alfred Wegener
(meteorologista alemão) foi o primeiro estudioso a afirmar que, ao contrário do que se pensava, a Terra não era estática. Wegener partiu da hipótese de que seria possível agrupar todos os continentes, já que, pela observação de um planisfério, é possível perceber que as massas continentais se ajustam como um grande