Regiao Nordeste
Nívea Santos, Elaine Lima e Elisângela Santos.
Professora Simone.
2º ano D.
Região Nordeste
Valente-BA
2015
Colégio Estadual Wilson Lins
Nívea Santos, Elaine Lima e Elisângela Santos.
Trabalho solicitado pela professora Simone
Com o objetivo de obter a nota na matéria
De geografia, com entrega no dia 06/05/15.
Valente-BA
2015
Aspectos Físicos
Relevo: O relevo nordestino é remontado basicamente pelo Planalto da Borborema, localizado a leste, uma das principais causas pela secura do sertão, já que o planalto impede a chegada de chuvas à região, causando grandes estiagens, a Bacia do Rio Parnaíba, a oeste, e algumas elevações, como as chapadas e os planaltos, um exemplo é a Chapada de Diamantina. Ao litoral vemos as planícies.
Clima: O clima é quente na maior parte do ano, atingindo facilmente mais de 30ºC no verão. O clima semiárido domina todo o sertão nordestino, caracterizado pelas poucas chuvas e baixa umidade. O clima tropical também é muito difundido, encontrado na região litorânea da região com chuvas bem definidas. O clima equatorial úmido é encontrado esparsamente em algumas partes do Maranhão, lugar onde costuma ter alta pluviosidade.
Vegetação: A vegetação é bem diversificada, no litoral encontra-se algumas áreas espalhadas de Mata Atlântica (que já dominou todo o litoral leste brasileiro no passado), o Cerrado é visto no centro-oeste da região, indo desde o sul do Maranhão até o oeste da Bahia, é a famosa vegetação com árvores pequenas e retorcidas. A Caatinga é encontrada no sertão, dominando a maior parte do nordeste. A Mata dos Cocais fica entre os estados do Maranhão e Piauí, é uma zona de transição da Amazônia e Caatinga. Mangues estão localizados nas regiões litorâneas e, no extremo oeste maranhense, encontramos a Floresta Amazônica.
Hidrografia: Os principais rios da região nordeste são o Rio São Francisco, que nasce em Minas Gerais (Região Sudeste) até a divisa entre os estados