Modelo De Escola Pruciana
517 palavras
3 páginas
Aluna: Rafaela Tamanini Corrêa Filme: “A Educação Proibida”
Estrutura: Este documentário é estruturado em cenas fictícias, animações e entrevistas com educadores. Pontos Fundamentais: Este documentário tem por finalidade falar sobre a Educação que os alunos estão recebendo com base no ensino Prussiano, que era o padrão da educação militar da Prússia no século 18, a onde doutrinava-se crianças e jovens a viver em um sistema e serem treinados para a guerra. Esse modelo se espalhou por todo globo, e gerou a base da educação atual.
O filme mostra como os professores e a escola doutrinam o aluno para o mercado de trabalho, aprendendo sobre vários assuntos, mas no fim não aprendendo nada, pois não ouve nenhuma ligação entre os conteúdos, então isso faz com que o aluno pense: - Para que estou estudando isto? Não me servira de nada!
Os professores fazem com que os alunos compitam entre si, dando notas de 0 a 10, dizendo que são bons, ruins, medianos e excelentes, e a escola os vê como numero e não como pessoas. Nesta perspectiva os educadores entrevistados criticam se isso é bom para os alunos, se eles não deveriam estar na escola por gostarem de estar, se todos eles são bons, só que cada um tem uma qualidade, e são diferente entre si. Assim o professor tem que compreender a forma de abrir a mente do aluno, pois todos têm potencial.
O documentário também fala que o aluno se torna repetidor do conteúdo, que eles não aprendem, e que o professor também não se interessa em ensinar e sim só repetir o que cairá na prova. Assim as falam dos educadores deixam claro que a função da escola deveria ser mais livre, a onde o aluno possa se movimentar, sair das carteiras, aprender de forma livre, em busca da construção do conhecimento, buscando ver que cada aluno é único e tem suas formas de se articular e entender. E a função do professor seria ensinar sem medir esforços, buscar novas formas de apresentação de conteúdo, mostrando que ele se importa com o aluno e que eles não