refugio teológico
A vida e obra de Timóteo contada em poucas palavras
Por Leandro Louzada
Texto base: Atos 16.1-5
Listra e Derbe eram as últimas cidades da Galácia visitadas na primeira viagem missionária. Agora, viajando de leste a oeste, obviamente Derbe e Listra eram as primeiras cidades a serem revisitadas.
Um evento que ficou marcado na história da igreja e cristianismo aconteceu na cidade de Listra. Naquela cidade moravam um jovem chamado Timóteo, sua mãe Eunice, que era uma judia que se converteu à Cristo. Evidentemente, ambos foram aceitos por Cristo na primeira viagem missionária de Paulo, neste período provavelmente Timóteo teria 13 anos de idade.
Paulo revisita a cidade de Timóteo aproximadamente 6 anos depois, e nesta visita escolhe Timóteo, agora com 19 ou 20 anos, para ser seu parceiro de ministério.
Mas quem era esse jovem? Hoje iremos aprender sobre a vida de um jovem que balançou o mundo.
1) Como era a família de Timóteo? (v.1)
1.1) Filiação e educação
Timóteo era filho de uma judia e de um grego, o famoso casamento misto, composto por pessoas de diferentes credos, raças e cultura. Em Jerusalém não existia muitos casamentos assim, nem era bem vistos, mas nas cidades mais distantes era comum a realização dos mesmos, principalmente em terras gentílicas. O verbo “era” que se encontra no verso 3, dizendo que Timóteo era filho de um gentio, está no modo imperfeito, ou seja, provavelmente o seu pai já havia morrido. Também é citado na Bíblia a sua vó chamada Loide, uma judia que Paulo diz que não tinha uma fé fingida e que foi exemplo para o jovem Timóteo (II Tm 1.5).
1.2) Composição do seu lar
Timóteo era fruto de uma família disfuncional, mesmo assim foi ensinado por sua mãe, vó e Paulo. Ele não se tornou um monstro por possivelmente não ter pai ou por ser de uma família mal vista. Na Pré-adolescência, o Deus não só dos judeus se revelou e o chamou.
2) Como era o modo de viver de