Deus
Tema: Ponha sua confiança final sempre em Deus.
Introdução
Estamos em ano de eleições e este tempo é tempo de idolatria. Muitos corações dão um salto de fé na direção errada. Os corações pulam de Jesus para os partidos políticos e seus candidatos. É tempo de abandonar as igrejas e de se desviar um pouco do Evangelho. É tempo de tentar garantir um bom dinheiro se pudermos fazer tudo que está ao nosso alcance pelo candidato que defendemos. Nós cristãos, devemos saber sobre e praticar política, mas nunca achar que nossa felicidade depende de qualquer político subindo ao poder. Ponha sua confiança sempre em Deus.
Elucidação: O título deste livro é Misheley Shelomoh, “mishley” vem, talvez, da raiz “mashal” que significa “paralelo” ou “semelhança”, ou ainda, “alguma descrição comparativa”. Propósito: O livro de Provérbios não se preocupa com questionamentos teológicos nem divaga sobre assuntos escatológicos. Tem um caráter prático, “... lida com assuntos da vida humana cotidiana, apresenta-se quase não-teológico em sua orientação...” (Paul House). Seu propósito principal é: “... observar as regras de comportamento humano e as regras para se obter sucesso na vida social, comercial e política” (Gleason Archer Jr.).
Tema: Ponha sua confiança final sempre em Deus.
1. A confiança no Senhor é a única garantia de segurança (v.25).
Este verso condena pessoas que pensam poder fazer alguma coisa em favor de sua segurança. Mas é do Senhor que vem a segurança.
O homem que tem algum problema que o deixa com medo, assustado e emocionalmente abalado fica passível de cair em armadilhas e de armá-las. A palavra “temor”, usada aqui, é melhor entendida, como “tremendo de medo”, “trêmulo”, “andando de um lado para outro sem saber o que fazer”.
Quando se está assim, não se pode confiar em si mesmo. Neste estado, o homem não enxerga direito e tenta resolver as coisas conforme sua vontade ou inteligência. Armar uma cilada para alguém pode parecer uma