resumo da aula
Curso de Medicina
Professor:
Relatório da aula sobre radiações
28 de agosto de 2014
I. Introdução
Radiação: Qualquer entidade capaz de transferir energia independente de meio material. Essa radiação pode transportar sua energia a partir de um corpúsculo/partícula ou ainda em sua forma pura, um pacote de energia móvel, sem carga e cuja massa so existe em função da sua velocidade, o fóton. É a emissão e propagação de energia de um ponto a outro, seja no vácuo ou num meio material. Isto pode ocorrer através de fenômenos ondulatórios ou por partículas com energia cinética.
Tipos de radiação:
Corpuscular: A energia se propaga através de partículas subatômicas. Quanto à origem destas partículas devemos relembrar que algumas têm origem em processos de desintegração nuclear (elétrons, pósitrons, partículas alfa, neutrinos) e outras são obtidas através de processos de fissão nuclear (nêutrons, múons, mésons).
Possuem massa em repouso, suas propriedades dependem da massa, volume e carga elétrica. Propagam-se em qualquer meio em função da energia cinética.
Eletromagnética: Transporta pacotes de energia pura. Campos elétrico e magnético oscilantes perpendiculares entre si e na direção da propagação. Quanto maior a densidade do meio, menor sua velocidade de propagação. São emitidas de forma contínua. Como exemplos de radiações eletromagnéticas, podemos citar as microondas, os raios X, raios gama, raios cósmicos, além de radiação infra-vermelha, luminosa e ultra-violeta.
Primeiro potencial de ionização: O potencial de ionização de um átomo é uma medida da força com que um elétron está ligado a um átomo. O primeiro potencial de ionização (PI) de um átomo é a energia necessária para remover um elétron desse átomo a uma distância infinita. Baixos valores de potencial de ionização para compostos ativos podem indicar possíveis mecanismos de transferência de cargas na interação ligante-receptor, assim