Febre do leite
Faculdade de Medicina Veterinária
Descrição de caso clinico.
Febre do leite
Uberlândia- MG
15/12/2011
Relatório de Caso Clinico
Caso: 01/06/2011 Procedência: fazenda boa esperança
Espécie: Bovina Raça: gir x holandes Idade: 7 anos Sexo: F Peso: 380Kg
Alunos: Carolina Aparecida Maia, Carolyn Aboujaoude, Dayana Vaz, Débora Costa
Medico Veterinário Responsável:
Anamnese:
O proprietário relatou que a vaca estava totalmente apática e após o parto perdeu drasticamente escore corporal, caindo de 3,5 para 2. A vaca era criada em sistema extensiva e sem suplementação mineral. A vaca se encontrava no 30º dia do puerpério e na sua 3ª lactação. Na fazenda é realizado o controle de verminoses duas vezes ao ano e vacinam contra Brucelose, Carbúnculo hemático, e clostridioses.
Exame Clinico:
Perda de peso progressivo, escore corporal 2. Apatia, desidratado, mucosas pálidas, apresentava aumento bilateral da mandíbula, fezes pastosas, temperatura corporal de 38,8ºC e respiração ofegante.
Exames Complementares:
Urinálise: O método de Coleta foi de micçao natural
Bioquímica:
Hemograma:
Tratamento:
1L de glicose 50% EV diluído em 2L de soro fisiológica;
Propilenoglicol Oral: 300mL diluídos em 15L de água morna e 150g de suplementação mineral;
Suplementação mineral;
Descarte
Discussão:
Com base nos exames realizados podemos observar que em relação a urinálise as alterações de pH e corpos cetônicos podem indicar baixo aporte energético na dieta do animal uma vez que nesta situação ocorre mobilização de gordura e consequentemente aumento dos corpos cetônicos, já que a produção de leite juntamente com outros requerimentos de energia é maior do que a energia fornecida pela dieta levando a um balanço energético negativo. O aumento de corpos cetônicos pode levar o