Reforço Positivo e Reforço Negativo
Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) Foi um escritor e psicólogo americano que conduziu trabalhos pioneiros em psicologia experimental, sendo o propositor do Behaviorismo Radical, abordagem que busca entender o comportamento em função das inter-relações entre a filogenética, o ambiente (cultura) e a história de vida do indivíduo. A base do trabalho de Skinner refere-se à compreensão do comportamento humano através do comportamento operante. Skinner dizia que o seu interesse era em compreender o comportamento humano e não manipulá-lo.
Behaviorismo
Behaviorismo (em inglês: Behaviorism, de behavior = comportamento, conduta), também designado de comportamentalismo, e é o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia. O comportamento geralmente é definido por meio das unidades analíticas respostas a estímulos investigadas pelos métodos utilizados pela ciência natural chamada análise do comportamento.
Condicionamento Operante
O conceito de “Condicionamento Operante” refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. Este tipo de comportamento que tem como consequência um estímulo que afete sua frequência é chamado “Comportamento Operante”.
O comportamento operante é modelado a partir de nosso repertório inato. As respostas que gerem mais reforço, em média, tendem a aumentar de frequência e se estabelecer no repertório, ou seja, em um contexto semelhante tendem a ser novamente emitidas. O tipo de consequência que aumenta a probabilidade de ocorrência da mesma função de resposta, em contextos semelhantes, chama-se reforço. O