Influencias de reforço positivo e negativo sobre o comportamento verbal
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
A INFLUÊNCIA DE CONTINGÊNCIAS DE REFORÇO POSITIVO E NEGATIVO SOBRE O COMPORTAMENTO VERBAL
Poliane da Silva Lima
Trabalho realizado como parte dos requisitos para a conclusão da disciplina “Prática em Pesquisa Psicológica I”, ministrada por Deisy das Graças de Souza, no primeiro semestre de 2012, com supervisão dos monitores de pós-graduação Djenane B. Comceição, Fabiane Ferraz, Graziele T. de Aguiar, Rafael Colmanetti e Silvana Guarnieri.
São Carlos
Junho 2012
Apresentação
O artigo a seguir compõe uma estratégia de ensino com fins didáticos para melhor fixação do conteúdo aprendido. O experimento citado ao longo do trabalho foi realizado com 19 estudantes, mas a análise dos dados se refere a apenas dois desses indivíduos. Sendo assim o artigo não abordará de forma sucinta o experimento realizado com todos os participantes.
A influência de contingências de reforço positivo e negativo sobre o comportamento verbal.
Resumo
O experimento consistiu em analisar os efeitos de estímulos reforçadores e punidores em um exercício de construção de frases. Dois participantes foram submetidos a uma tarefa na qual deveriam escolher um entre os seis pronomes do caso reto para cada uma das 72 frases a serem feitas. Durante a linha de base os estudantes não perdiam ou ganhavam pontos. A partir da 13º frase, o estudante poderia ganhar (reforço positivo) ou manter pontos através de um pronome selecionado, ”nós” ou “tu”, ou ainda perder (reforço negativo) ou manter os pontos obtidos escolhendo qualquer outro pronome. Durante a linha de base observou-se que os participantes escolhiam pronomes diversos, no entanto após o inicio da fase experimental os estudantes tenderam a escolher o pronome de contingencia positiva.
Palavras-chave: estímulo, reforço, punição, contingencia.
De acordo com Skinner (1957/1992), o comportamento verbal é também um tipo