Reformas protestante visão presbiteriana
-------------------------------------------------
INTRODUÇÃO
A Reforma protestante também pode ser chamada de movimento contra a monarquia e o teocentrismo na igreja católica que utilizava o nome de Deus para conseguir riqueza que na época da idade média eram feudos, trabalhadores livres (esses eram camponeses que para poder comer e ter onde morar tinha trabalhar para os senhores donos dos feudos e ainda tinham que pagar taxas adicionais “escravos”), ouro, prata entre outras muitas coisas.
-------------------------------------------------
Esse movimento era coordenado por Martin Lutero que escreveu 95 teses a partir foi surgindo vários movimentos (como um efeito domino) alguns era pela liberdade da doutrina católica, outro por interesses banais tais como roubar para poder ter posses ou ter mais posses entre outros.
-------------------------------------------------
A seguir veremos causas, como isso esta no contexto histórico e a reação dos católicos.
Reforma Protestante e Contrarreforma
O processo de reformas religiosas teve início no século XVI. Podemos destacar como causas dessas reformas: abusos cometidos pela Igreja Católica e uma mudança na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista.
A Igreja Católica vinha, desde o final da Idade Média, perdendo sua identidade. Gastos com luxo e preocupações materiais estavam tirando o objetivo católico dos trilhos. Muitos elementos do clero estavam desrespeitando as regras religiosas, principalmente o que diz respeito ao celibato. Padres que mal sabiam rezar uma missa e comandar os rituais,deixavam a população insatisfeita.
A burguesia comercial, em plena expansão no século XVI, estava cada vez mais inconformada, pois os clérigos católicos estavam condenando seu trabalho. O lucro e os juros, típicos de um capitalismo emergente, eram vistos como práticas condenáveis pelos