Daft
Organização: desenvolvimento dos recursos da empresa para alcançar metas estratégicas. O uso eficaz dos recursos é refletido na divisão de trabalho da organização em departamentos e trabalhos específicos, linhas formais de autoridade e mecanismos para coordenar as diversas tarefas da organização. Organizar é importante porque deriva da estratégia. A estratégia define o que fazer; a organização define como fazer.
- O processo de organização leva à criação da estrutura da organização que define como as tarefas são divididas e os recursos podem ser utilizados. A estrutura organizacional é definida como:
1) o conjunto de tarefas formais alocadas aos indivíduos e departamentos; 2) os relacionamentos formais de subordinação, incluindo linhas de autoridade, responsabilidade de decisão, número de níveis hierárquicos e amplitude de controle do gerente; 3) o projeto dos sistemas para assegurar uma coordenação efetiva dos empregados pelos departamentos.
Especialização do trabalho: princípio fundamental; define que o trabalho pode ser realizado mais eficientemente se for permitido que os funcionários se especializem; é o grau em que as funções da organização são subdivididas em tarefas separadas. Quando a especialização do trabalho é extensiva, os funcionários especializam-se em uma única tarefa.
Cadeia de comando: é uma linha contínua de autoridade que liga todas as pessoas em uma organização e mostra quem se reporta a quem. Unidade de comando significa que cada funcionário está sob comando de um único supervisor. O princípio escalar refere-se a uma linha claramente definida de autoridade na organização que inclui todos os funcionários.
Autoridade: direito formal e legítimo dado a um gerente de tomar decisões, ordenar e alocar recursos para alcançar os resultados desejados da organização. A autoridade distingue-se por três características:
* A autoridade é investida de posições