Reformas de base
Em 13 de marco de 1964 , Joao Goulart, falou a mais de 300 mil pessoas, num comício, em frente a estação Central do Brasil no RJ, La ele expôs as dificuldade do seu coverno e anunciou a necessidade de um conjunto de reformas de base, Jango também declarou a assinatura do decreto da supra, que daria inicio a reforma agrária em 60 dias. E a nacionalização das refinarias privadas de petróleo.
2 O CONJUNTO DAS REFORMAS DE BASE
REFORMA AGRARIA. Para facilitar o acesso a terra para milhões de lavradores que desejavam trabalhar e produzir no campo sem ir para as grandes cidades.
REFORMA EDUCACIONAL. Para aumentar o numero de escolas publicas, e matricular todas as crianças para combater o analfabetismo.
REFORMA ELEITORAL. Para dar ao analfabeto o direito de votar e participar das eleições.
REFORMA TRIBUTARIA. Para corrigir a desigualdade social, na distribuição dos deveres entre ricos e pobres.
3 LEI DE REMESSA DE LUCRO
Limitaria o envio de dólares das empresas multinacionais para o exterior. A aprovação dessa lei provocou forte reação entre representantes das multinacionais, e também dos grupos políticos e defensores dos interesses internacionais
4 REACOES AS REFORMAS
A favor do governo, alguns setores populares faziam manifestações em apoio as reformas de base. Contra o governo as oposições organizavam protestos como por ex. a marcha da família com Deus pela liberdade. Jango perdeu rapidamente suas bases na burguesia. Para evitar o isolamento, reforçou as alianças com as correntes reformistas e