Reforma sanitária
O filme relata a trajetória política e problemática da saúde publica desde o inicio do século XX.
A dizer sobre a história da saúde publica no Brasil. Em 1900 veio as grandes epidemias, como, febre amarela, varíola, rubéola, invadiram as principais cidades brasileiras por falta de planejamento e cuidado do governo e claro a grande maioria da população era de pessoas humildes, que não tinham dinheiro para ter médicos particulares, e sendo assim não tinham como tratar suas doenças. Como medida de emergência em 1904, Oswaldo Cruz propôs a política de quarentena e vacinação obrigatória, a vacina foi imposta de forma violenta assim como a limpeza sanitária dos cortiços, havia muitas pessoas que se revoltaram contra essa imposição, então se deu inicio a revolta da vacina.
Muitas revoluções foram feitas pelos menos privilegiados, eles alegavam o seu direito na saúde, mais isso não deveria nem ter acontecido, sendo que é obrigação de qualquer nação, mais como estamos falando de Brasil, depois de muitas mortes e paralisações industriais, foi tomadas algumas atitudes a favor da saúde da população.
Anos depois foi aprovada a lei Eloy Chaves, na qual os ferroviários tiveram direito assistência medica e aposentadoria, veio logo após os educadores sanitários e médicos substituindo os militares, dando inicio a reforma sanitária. Em 1930 Getulio Vargas toma posse e implanta os Iap’s em substituição dos Cap’s e seus recursos foram usados pelo governo para o desenvolvimento da industrialização do Brasil. Em 1945 Getúlio foi disposto e posteriormente foram construídos novos hospitais, modernos, bem equipados com novas medicações que foram desenvolvidas durante a 2ª guerra mundial. No ano de 1953 aconteceu à criação do ministério da saúde com o fortalecimento das ações de saúde publica e medicina preventiva.
Ouve censura nos meios de comunicação, onde as noticias que seriam destinadas a população era dando falsas informações sobre a saúde publica e a epidemia