Artigo
EDUARDO ALESSANDRO LIMA WITTE
ASPECTOS PSICOLÓGICOS E PSIQUIÁTRICOS ENVOLVIDOS NA CIRURGIA BARIÁTRICA
VOLTA REDONDA – RIO DE JANEIRO
2012
UNIFOA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
EDUARDO ALESSANDRO LIMA WITTE
ASPECTOS PSICOLÓGICOS E PSIQUIÁTRICOS ENVOLVIDOS NA CIRURGIA BARIÁTRICA
Introdução de artigo a ser entregue pelos alunos do módulo II de medicina do UniFOA para integração na nota de portfólio.
VOLTA REDONDA – RIO DE JANEIRO
2012
INTRODUÇÃO
Uma das cirurgias que está em destaque no mundo é a bariátrica, visando o tratamento da obesidade mórbida e o controle do peso em longo prazo. Podendo essa ser de três modos, limitando a capacidade gástrica, interferindo na digestão ou uma combinação de ambas as técnicas. Oliveira, Linardi e Azevedo citam em 2004 que para a realização da cirurgia, o paciente tem de preencher certos pré-requisitos, tendo de passar por uma avaliação psicológica e psiquiátrica, para avaliar se ele está apto emocionalmente para o procedimento, além de ter todo um acompanhamento pré e pós-operatório que verifica o progresso do paciente em relação à perda de peso e como ele está reagindo mentalmente sobre essa mudança no seu corpo.
Um dos problemas de saúde pública mais preocupante é a obesidade, pois ela está em crescente aumento e pode acarretar graves consequências. Sendo esta um fenômeno multifatorial que envolve componentes comportamentais, psicológicos, genéticos, sociais, metabólicos e endócrinos (Björntorp, 2003). Pessoas consideradas obesas apresentam maiores níveis de sintomas depressivos, ansiosos, alimentares e de transtornos de personalidade, geralmente relacionados com a insatisfação estética devido à visão da sociedade de beleza, onde a gordura é considerada desagradável aos olhos