Reforma Sanitária
- Frequência na literatura o termo implementação , quando sabe-se que o SUS proposto há 20 anos não continuar como proposta para os dias de hoje .
- Sendo a reforma de 1988 do tipo big bang pois introduziu mudanças significativas no modo de operação do sistema , originando um novo modelo de um sistema nacional de saúde descentralizado .
- Porém trata-se de reforma no sistema de saúde e pergunta-se se é sinônimo de reforma sanitária tal como proposta há 20 anos .
- Essas mudanças trazem consequências para a comunidade voltada para prática teórica e concreta da defesa dos preceitos do SUS : * Dos anos 90 para a atualidade houve um deslocamento das produções acadêmicas e não acadêmicas sobre as grandes questões envolvidas na proposta original da Reforma Sanitária , para estudos te caráter pragmático e tecnicista , ou seja , houve uma perda do caráter reflexivo das produções , tornando-se visões tecnicista da implantação ou implementação do SUS; *pragmático : fundamentado em fatos .
- Há ainda um segundo grupo de consequências , que são verificados a partir do processo de despolitização da participação social e o relegar ao esquecimento alguns temas importantes , tais como : * O conceito de universalização * A regulação do setor , uma vez que se observa que esta é feita como a regulação do setor privado , pela lógica deste setor e não pelos preceitos do SUS , e isso quando não se constata essa regulação .
- Retomar o assunto da reforma sanitária trata-se de localizar e desvendar os preceitos que foram deixados de lado ao longo dos anos para assumir uma postura propositiva e não tecnicista para o setor .
- Reforma da reforma : não inovação e