Reforma religiosa
Questionário 2 - Marx
1- Crítica de MARX em relação a Economia Clássica:
Marx procurava mostrar que o capitalismo tinha contradições internas que garantiriam seu possível fim, acreditava que a revolução social era inevitável em países capitalistas desenvolvidos. A principal crítica de Marx estava relacionada aos preços das mercadorias e a exploração da mão de obra dos proletários.
Produção é uma atividade social, historicamente construído, moldado pelo homem e pelo tempo.
Capitalismo é o sistema econômico que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção e pela liberdade de iniciativa dos próprios cidadãos.
"No sistema capitalista, as padarias, as fábricas, confecções, gráficas, papelarias etc., pertencem a empresários e não ao Estado. Nesse sistema, a produção e a distribuição das riquezas são regidas pelo mercado, no qual, em tese, os preços são determinados pelo livre jogo da oferta e da procura. O capitalista, proprietário de empresa, compra a força de trabalho de terceiros para produzir bens que, após serem vendidos, lhe permitem recuperar o capital investido e obter um excedente denominado lucro. No capitalismo, as classes não mais se relacionam pelo vínculo da servidão (período Feudal da Idade Média), mas pela posse ou carência de meios de produção e pela livre contratação do trabalho e/ou tabalhadores. http://www.renascebrasil.com.br/f_capitalismo2.htm"
2- Valor de uso e valor de troca:
Os valores de uso constituem a essência de toda a riqueza é a utilidade que o produto tem, grande colheita de trigo representa maior utilidade e maior riqueza que uma pequena colheita. Além do valor de uso também existe o valor de troca, normalmente denominado simplesmente valor. O que determina o valor de troca é o tempo de trabalho socialmente necessário embutido na mercadoria, considerando-se as condições normais de produção, a competência média e a intensidade do trabalho no tempo. O tempo de trabalho