Reforma Economica
GASTOS PÚBLICOS
Diante das profundas transformações que estão em curso no cenário político, econômico e social mundial, rapidamente disseminadas pelo fenômeno globalização, que estão se refletindo em todas as nações do mundo, porém atingindo os países em desenvolvimento de forma significativamente aguda a nos países em desenvolvimento, pois aceleram a exclusão, pobreza e violência, não há como deixar de se refletir no binômio REFORMAS ECONÔMICAS e GASTOS PÚBLICOS.
Para realizarmos o trabalho em questão inicialmente precisamos entender como anda a nossa economia, como anda a economia do Brasil.
O indicador que melhor espelha a economia de um país é o PIB (Produto Interno Bruto):
O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc).
O PIB – per capita - é o PIB (Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas produzidas no país) dividido pelo número de habitantes. É importante relacionar o crescimento da produção (PIB) com o dos habitantes do país, pois é essa relação que determina se, na média, a população está "enriquecendo" ou não. ...
Numa breve e despretensiosa comparação entre a evolução do PIB do Brasil e a evolução do PIB da nação mais poderosa do mundo, os Estados Unidos da América, podemos visualizar que estamos evoluindo percentualmente em patamares bem superiores, a conferir:
Fonte: abolsaeavida.com.br - blogWordPress
Depreende-se pelo gráfico que o Brasil é um país com grande crescimento de sua riqueza, é verdade, mas, no entanto, esse mesmo Brasil é também um dos países onde mais ocorre a concentração de renda. O resultado disso é que os pobres estão cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos.
Com essa realidade, o país acaba em condição semelhante à dos países mais pobres do mundo, onde a disparidade entre ricos e