reflexões
RESUMO: Este artigo tem por objetivo explicitar as reflexões e idéias obtidas pela visualização do filme Sr. Ninguém.
PALAVRAS-CHAVES: reflexão; idéias; filme; Sr. Ninguém
RESUMEN: Este artículo tiene como objetivo describir las reflexiones y conocimientos adquiridos mediante la visualización de la película Mr. Nobody.
PALABRAS CLAVE: reflexión; las ideas; película; Mr. Nobody
O filme Sr. Ninguém é a narrativa comum da vida de Nemo Nobody que, com 118 anos, é o único mortal de nossa civilização e, por tal razão, tem sua vida/procedimento de morte acompanhado pela comunidade através de um reality show.
Perdido entre memórias reais e fantasias, Nemo Nobody é a figura do idoso solitário que espera mansamente a extinção. É nesse processo que se desenvolve a estória do filme: a lentidão dos dias, as recordações do que foi e do que poderia ter sido, os episódios marcantes da vida e a confusão mental do fim.
As lembranças de Nemo Nobody se fixam em três fatos marcantes em sua existência: a separação dos pais; o primeiro amor; a morte. Cada um desses fatos propicia um desdobramento em sua vida, condicionado á seu livre-arbítrio, que nos impede de produzir uma resenha ideal ou um entendimento linear.
Nemo, inicialmente, se vê dividido, idoso, no presente, em um quarto sinteticamente vazio; seguido pela comunidade no qual está inserto, por câmeras e mecanismos modernos e, ao mesmo tempo, quando criança, em uma estação de trem, perdido entre a oportunidade de seguir sua mãe, em uma viagem pós-divórcio ou permanecer na companhia de seu pai.
A sua opção ou sua ausência ostensiva, característica peculiar da personalidade de Nemo, define o desenvolvimento da estória: se Nemo escolhe ficar com a mãe, se apaixona por Anna, mas, posteriormente, se separa. Se Nemo opta por viver com o pai, se relaciona com Elise, casa e é infeliz. Se escolhe Jean, também se casa, no entanto, tem uma vida sem sentido algum.
Nesse