QUIMICA CENTRAL
O índice irá apontar qual o teor de ácidos graxos na gordura (AGL). Quanto mais ácido se encontrar indica que a gordura esta em acelerado grau de deterioração; a gordura está sofrendo quedas em sua cadeia, liberando seus constituintes principais.
Os ácidos graxos estão associados ao odor da gordura, quando maior o teor mais desagradável o odor.
Verifica-se, também, que com uma grande quantidade de AGL a saponificação não ira ocorrer normalmente.
Com isso conclui-se que, quando mais é apontado o índice de acidez, maior a quantidade de AGL presentes no sebo, e por consequência disso menos a sua qualidade, uma vez que possui um odor mais desagradável e isso acaba dificultando o processo de fabricação do sabão e sabonete.
Indice de Iodo
O índice de iodo de uma determinada amostra é geralmente descrito como uma faixa de valor, ao invés de um número fixo, porque o grau de insaturação pode variar sazonalmente ou em função de diferentes processamentos do óleo.
HIDROGENAÇÃO
HALOGENAÇÃO
A importância de determinar o índice de iodo é que através dele podemos determinar o teor de ácidos graxos insaturados, medir a susceptibilidade à rancidez oxidativa, controlar o processo de hidrogenação e verificar adulterações em óleos e gorduras.
O iodeto de potássio tem por função ocasionar a formação de I3.
Durante a titulação, o iodo vai desligando-se do amido (utilizado como indicador de iodo) e a cor azulada indica a presença de iodo livre, ou seja, não ligado ao óleo.
O método de Wijs é aplicável a todos os óleos e gorduras que não contenham duplas ligações conjugadas. A fixação do iodo se dá nas ligações etilênicas dos ácidos graxos.
A obtenção da cor amarela é devido as reações de oxirredução que ocorrem.
Índice de Saponificação
Os insaponificáveis são