Reflexões sobre o livro de jonas
REFLEXÕES SOBRE O LIVRO DE JONAS
O estudo deste livro vai nos apresentar a história de Jonas, um homem que quer permanecer deitado, que não quer escutar a voz que lhe ordena levantar-se e ir à Nínive.
Para os antigos, as personagens bíblicas eram estudadas como arquétipos, como uma imagem estruturanre, um modelo. Assim, Jonas é cada um de nós em algum momento de nossa existência. Refletindo sobre Jonas, teremos a oportunidade de rever nossas opções, nossos caminhos. Poderemos ver também nossos medos e resistências, nossa recusa em ouvir e atender a voz mais profunda em nós. Veremos também, como esta recusa traz conseqüências para nós e para os outros. Além disso, será igualmente possível confrontar nossas práticas ( profissionais, religiosas, afetivas, etc. ), com a vocação que escolhemos e com a missão que assumimos ao longo da nossa caminhada.
Tudo isso nos possibilitará reencontrar nossa essência. Entrar em contato novamente com aquilo que há de melhor em nós. Em outras palavras, nos recentrar, entrar nos eixos. Para isso é importante abrir o coração e a inteligência ao que o texto sagrado quer nos mostrar.
Ainda que os textos bíblicos não sejam sagrados para você, é importante que o seu olhar esteja repleto de reverência e respeito que devemos ter para com todos os textos e objetos sagrados, de qualquer religião ou tradição.
Procure agora, em sua Bíblia, o livro de Jonas. Você vai encontrá-lo entre as páginas 1200 à 1300. Leia os dois primeiros capítulos e depois volte ao início, faça uma releitura ao mesmo tempo em que acompanha os comentários que se seguem.
Boa leitura e boa caminhada ao encontro de você mesmo.
O nome Jonas, Yona em hebreu, significa pomba. Uma pomba que tem as asas cortadas. Jonas quer viver somente a sua