Humanização
1. INTRODUÇÃO ………………………………………………………..………… 4
2. HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM SAÚDE…………………………... 5
3. O PROGRAMA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR……………………………………………………………………. 6 4. MANUAL DE ASSISTÊNCIA HUMANIZADA EM SAÚDE………………... 9
1. Manual de Humanização na Assistência…………………………………... 9
2. O Hospital Depois do Século XVIII………………………………………. 9
3. Humanização no Atendimento…………………………………………… 11
1. INTRODUÇÃO
Tem-se falado em humanização no ambiente de trabalho. Mas o que é humanização e para que serve?
Humanizar significa respeitar o trabalhador enquanto pessoa, enquanto ser humano. Significa valorizá-lo em razão da dignidade que lhe é intrínseca.
Com o advento da industrialização, as máquinas estão cada vez mais presentes nas instituições hospitalares como sinônimo de alta tecnologia e cuidados avançados. Mas no que se refere à saúde, não se pode substituir o trabalho humano pelo mecânico. Assim, algumas perguntas vêm à tona: como está acontecendo o cuidado? Mas, o que é o cuidado?
O cuidado voltado para a enfermagem, segundo Waldow (1998), engloba o processo de saúde, de adoecimento, de invalidez, de empobrecimento, pois ele busca promover, manter ou recuperar a dignidade e a totalidade humana. Waldow (2004), lembra ainda que a enfermagem é cuidadora em sua essência e foi a primeira a profissionalizar o cuidado. Passamos por uma imensa crise de humanismo. O que está acontecendo com as pessoas? Onde está o humano? Certos valores passaram a ser descartáveis. Antes da humanização, tem-se o desafio da “hominização”, ou seja, criar para os seres humanos oportunidades de existir e viver dignamente, um desafio para ações inovadoras (PESSINI; BERTACHINI, 2004).