Reflexões sobre a influência do professor na construção da autonomia do educando com necessidades especiais
Assunto: Educação - autonomia
Crianças deficientes - educação
Inclusão escolar
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 16-Fev-2012
Referência: SANTOS, Daiane Caprine dos. Reflexões sobre a influência do professor na construção da autonomia do educando com necessidades especiais. 2011. 54 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A presente pesquisa tem como proposta a reflexão acerca da postura pedagógica tomada pelos professores, para que alunos com necessidades educacionais especiais desenvolvam a sua autonomia. Para tanto, foram observadas duas turmas compostas por alunos de 4 e 5 anos de idade de um Centro de Educação Infantil de uma escola do Distrito Federal. Além disso, professores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal que atendem em suas turmas alunos com necessidades educacionais especiais responderam a um questionário. A análise dos dados revela que não há consonância entre o discurso dos professores e sua prática, o que pode nos apontar um entrave não só para o processo de inclusão, mas para o processo de desenvolvimento de cada criança que vivencia o contexto escolar. Há portanto de se rever posturas, conceitos, paradigmas e ações que sejam capazes de apontar um caminho mais producente.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção: Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar