Reflexões sobre segurança sanitária em reprocessamento de produtos para saúde
1) Motivo da escolha:
Devido a crescente introdução de novos produtos para saúde considerados tanto de uso único quanto de reuso e sua complexidade que envolve o reprocessamento adequado exigindo infraestrutura, recursos humanos e tecnológicos dos estabelecimentos de saúde, devendo ser visto como tema importante e primordial para a saúde pública.
2) Avaliação da sua participação:
Considerando que minha apresentação não houve exposição em power point, consegui trazer para a turma uma discussão relevante sobre o tema apresentado e com isso consegui trazer para sala de aula questões sanitárias relevantes que levaram a um debate rico e com a participação do professor que foi fundamental para o desfecho, finalização da apresentação. Logo, a minha avaliação da minha participação foi ótima!
3) Avaliação do conteúdo apresentado:
O meu grupo foi o terceiro a apresentar este tema e com isso, ao invés de “repetirmos” a apresentação dos 2 (dois) grupos que nos antecederam, sugeri ao meu grupo que levantássemos algumas questões a fim de discutir e debater com a turma o tema apresentado. Com isso, conseguimos êxito nesta dinâmica, pois a turma participou ativamente das nossas discussões.
4) Conclusão (sugestão de uma ação sanitária ou outra questão que deseja abordar):
Por ser um processo complexo e importante em que abrange aspectos éticos, tecnológicos, de infraestrutura e regulatórios, sugiro desenvolver um modelo regulatório para o reprocessamento de produtos para saúde que atenda requisitos de qualidade, segurança e eficácia, preenchendo lacunas nas regulamentações sanitárias vigentes.
Além disso, elaborar um cronograma com visitações técnicas com vigilância sanitária contínua nos estabelecimentos de saúde, treinamento (atualização e aperfeiçoamento), seminários frequentes sobre os procedimentos, cuidados e riscos no mal reprocessamento deste produtos aos