Savana Africana
1. INTRODUÇÃO
Uma savana (também conhecida como anhara em Angola e como cerrado no Brasil) é uma região plana cuja vegetação predominante são as gramíneas, com árvores esparsas e arbustos isolados ou em pequenos grupos. Normalmente, as savanas são zonas de transição entre bosques e prados. A savana é o bioma típico das regiões de clima tropical com estação seca.
Estas zonas se encontram em diferentes tipos de ecossistemas, e seus tipos são:
Savanas tropicais e subtropicais;
Savanas temperadas;
Savanas mediterrâneas;
Savanas pantanosas;
Savanas montanhosas.
A Savana Africana é do ecossistema tropical e subtropical. São caracterizadas por água escassa (semiáridas), temperatura com duas estações - uma quente e seca e outra chuvosa, solo fértil, plantas como gramíneas não sendo frequentes as concentrações de árvores, animais de diferentes espécies, mamíferos, pássaros e insetos.
2. ASPECTOS GERAIS
2.1 CLIMA
A savana tem um clima particular devido às secas prolongadas, que podem ter uma duração de até dez meses, com elevadas temperaturas e umidade do ar desértica. Quando chega a estação das chuvas, devido às suas características, o crescimento da vegetação é extremamente acelerado, chegando as gramíneas até a altura de trinta centímetros, as árvores até quatro metros e os arbustos até um metro e meio. Ao cessar das chuvas, a vegetação rasteira seca com a mesma rapidez de seu crescimento, fornecendo palha de fácil combustão, desta forma favorecendo a ocorrência de incêndios espontâneos ou por ação humana, as queimadas.
2.2 FAUNA
A fauna da savana africana é composta por mamíferos herbívoros de grande porte (como o búfalo, a girafa, o rinoceronte e o elefante), mamíferos herbívoros(como a zebra, o impala, o gnu e antílopes), mamíferos felinos predadores (como o leão, o leopardo e o guepardo), mamíferos canídeos (como o mabeco e chacal) e aves (como o falcão, a águia, o abutre e o avestruz).
2.3 FLORA
Savana Africana são grandes