Reflexões sobre os Componentes da Cultura
ALMEIDA, Denise Beatriz Rack. Docente, Mestre, UNILAGO, SJRio Preto, SP, deniserack@gmail.com
GASPARO, Karina Gonçalves. Acadêmica do Curso de Pedagogia, UNILAGO, SJRio Preto, SP, kggasparo@hotmail.com RESUMO: A proposta desse estudo é discutir o conceito de cultura e as formas que se apresentam à dinâmica da sociedade. Pesquisa bibliográfica utilizando as obras de Aranha (1996), Marconi e Presotto (2005), para trabalhar os conceitos de cultura, as diferenças entre cultura erudita, cultura popular, cultura de massa e contracultura. Alguns componentes da cultura tais como conhecimento, valores, crenças, normas e símbolos são incorporados a discussão.
PALAVRAS-CHAVE: Cultura. Componentes da cultura.
INTRODUÇÃO
Para compreender o que é cultura, é necessário entender o que ela engloba, e seus componentes, todas as culturas e suas respectivas manifestações são importantes, não existindo uma mais importante que outra, o que fica explícito é a diferença natural que existe entre ela, opondo-se ao conceito de cultura como uma construção única. Utilizamos a pesquisa bibliográfica como metodologia, tendo como referência três obras, duas na área de Antropologia e uma de Filosofia da Educação.
DISCUSSÃO
O conceito de cultura é difícil de ser definido, engloba padrões de comportamento, linguagem, normas, crenças, valores, conhecimentos e os costumes de determinado grupo ou sociedade, expressa a produção material e imaterial do homem, suas vivências com os grupos de referência que em conjunto, interpretam o mundo de forma mais ou menos parecida, remetendo as formas de pensamento e símbolos compreendendo avaliando fatos e situações da vida cotidiana. A divisão da sociedade em classes evidencia diferenças e divide os trabalhadores em intelectuais e manuais, aos primeiros atribuí-se uma cultura erudita e ao segundo uma cultura com menor importância, outorgando a erudição soberania e poder sobre as demais culturas.