REFLEXÃO
UFCD 31 – Instituições bancárias e títulos de crédito
Horas: 25 horas
1- Objectivos do Módulo:
Contextualizar a documentação no âmbito dos serviços e operações bancárias, e proceder em conformidade em cada um dos contextos.
Caracterizar e aplicar os diferentes títulos de crédito e as suas funções.
2 - Competências adquiridas
Neste módulo começamos por definir o que é um título de crédito:
- Documento que representa um crédito que uma pessoa (credor) tem sobre outra (devedor).
As suas características, (moeda, mercadorias e serviços), a sua representatividade, (literalidade, transmissibilidade e autonomia), podem ser transmitidos à ordem, ao portador e também identificar o nome da pessoa a quem é emitido o titulo, (nominativo).
Quanto à natureza jurídica, os títulos podem ser públicos ou privados e para finalizar, o seu vencimento.pode suceder de duas formas: à vista, em que o titulo de crédito é pago no momento da sua apresentação, ou a prazo. Neste último caso o título só é pago na data previamente fixada e inscrita no próprio.
Seguidamente abordámos os serviços e as contas bancárias.
Analisámos os diferentes documentos, aprofundámos os vários tipos de conta, vários tipos de operações bancárias, os intervenientes associados a todas as operações e como efectuá-las.
Falámos no cheque, outro título de crédito, em que o sacador (titular da conta – depositante) dá ao sacado (banco – depositário), para que este pague a si próprio ou a uma terceira pessoa (beneficiário) uma determinada quantia.
Analisámos as diferentes formas de transmissão na emissão de um cheque, formas de endosso, tipos de aval e tipos de cruzamento. Enfim todas as questões que envolvem esta temática.
Aprendi também o conceito de letra, a sua finalidade, quais os seus requisitos, o respectivo imposto de selo e os seus intervenientes.
Sacador
Sacado
Tomador
Endossante
Endossado
Avalista
Dá-se o desconto da letra quando existe um adiantamento do valor,