Reflexão
Apresenta-se uma reflexão, não exaustiva, sobre a relação entre tecnologias, gestão da comunicação e educação no contexto da Sociedade da Informação brasileira. Procura-se identificar antigas e novas tecnologias como aliadas para a educação formal dos cidadãos, destacando o papel da oferta televisiva do Telecurso 2000 na educação básica de jovens e adultos trabalhadores. Entendendo que no novo cenário se amplia a relação entre a Gestão da Comunicação e a Educação devido a grande circulação de informações intermediadas pelas novas tecnologias em todos os espaços sociais, procura-se demonstrar que mesmo antigas tecnologias, como a televisão, podem contribuir para a educação e para o desenvolvimento do novo perfil competências dos cidadãos, dependendo do uso que se faz delas na mediação de informações em espaços educativos.
Palabras clave: · brasil · comunicación · educación · sociedad de la información · tics Introdução
O mundo vive um contexto de transformações nas estruturas sociais, econômicas, políticas e culturais. O cenário da Globalização, desde o final do século XX, trouxe novos interesses e necessidades para a sociedade. "As próprias bases do funcionamento social e das atividades cognitivas modificam-se a uma velocidade que todos podem perceber diretamente".(LÉVY, 1993, p.7)
Na sociedade atual, a mídia e as tecnologias da informação e da comunicação se transformaram em grandes mediadores sociais. Mas, nem toda a população está plenamente preparada para lidar com a grande quantidade de informações que circulam na nova realidade.
O domínio das informações assumiu papel estratégico para os indivíduos e a coletividade participarem ativamente do mundo globalizado. A ordem atual aponta, tanto na esfera econômica, quanto para as esferas político, social e cultural para a necessidade de trabalhar conjuntamente, em tempo real, on-line, o que remete a necessidades de incorporação social das tecnologias e de educação dos indivíduos para o