Reflexão sobre a valorização do trabalho humano alho
TODOS OS DIREITOS FORAM CONQUISTADOS NA LUTA; Todas as regras importantes do direito devem ter sido, na sua origem, Arrancadas àquelas que a elas se opunham, e todo o direito de um povo, Ou direito de um particular, faz presumir que se esteja decidido a mantê-lo Com firmeza.
A formação histórica do direito do trabalho, quando voltamos os olhos para a evolução histórica do trabalho, tendo por pano de fundo a sua concepção filosófica, nos deparamos com uma profunda mudança nas relações entre os trabalhadores e aqueles que necessitam da força de trabalho. O trabalho humano se transformou de simples prestação de servil exploradora e desumana, para uma prestação subordinada, assalariada e duplamente dependente.
O trabalhador precisa exercer determinada atividade, pois dela depende o seu sustento, enquanto aquele que necessita da mão-de-obra, o tomador de serviços, precisa de produzir o bem da vida, ou usar e gozar dos frutos da produção realizada pelo trabalhodor. A relação de trabalho passa a ser uma relação de interdependência. A Revolução Francesa, influenciada pelo pensamento iluminista, trouxe em seu lema os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. O momento histórico era marcado, no campo político, pela opressão da monarquia. As relações de trabalho e de comércio ainda estavam presas a rígidas regras estruturais criadas pelas Corporações de Ofícios. A economia, o comércio, a indústria e todad as demais atividades, eram lideradas pela burguesia capitalista do século XVIII. Entretanto ainda havia uma remanecente estrutural do antigo regime. Ao assumir as insatisfações dos diversos grupos sociais, transformou-se na única esperança de derrubar as estruturas políticas