Trabalhos feitos
Os computadores podem ser classificados pelo porte. Existem os de grande porte - mainframes, médio porte - minicomputadores e pequeno porte - microcomputadores, divididos em duas categorias: os de mesa (desktops) e os portáteis (notebooks e handhelds).
Mainframes
Um mainframe é um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um volume grande de informações. Os mainframes são capazes de oferecer serviços de processamento a milhares de usuários através de milhares de terminais ligados directamente ou através de uma rede. (O termo mainframe refere-se ao gabinete principal que alojava a unidade central de fogo nos primeiros computadores.).
Embora estejam a perder espaço para os servidores de arquitectura PC e servidores Unix, de custo bem menor, ainda são muito usados em ambientes comerciais e grandes empresas (bancos, empresas de aviação, universidades, etc.).
São computadores que geralmente ocupam um grande espaço e necessitam de um ambiente especial para o seu funcionamento, que inclui instalações de refrigeração (alguns usam refrigeração a água). Os mainframes são capazes de realizar operações a grande velocidade e com um volume muito grande de dados.
Minicomputadores
Computadores pequenos aos quais faltam a velocidade, capacidade de memória e capacidade instrutiva de um computador grande, mas que normalmente retêm sua flexibilidade programável. Eles são maiores, mais rápidos, mais flexíveis, poderosos e caros que microcomputadores.
Microcomputadores
Também chamado Computador Pessoal ou Computador Doméstico, é um computador de pequeno porte e baixo custo, que se destina ao uso pessoal ou para uso de um pequeno grupo de indivíduos. Pode dividir-se em duas categorias:
Ø De mesa: são os mais utilizados no mercado de um modo geral, pois atendem a uma infinidade de aplicações; são divididos em duas plataformas: PC, os computadores pessoais da IBM e Macintosh da Apple.