Reflexão sobre a dimensão humana e o novo paradigma em educação
REFLEXÃO SOBRE A DIMENSÃO HUMANA E O NOVO PARADIGMA EM EDUCAÇÃO
Carmen Ivanete D’Agostini Spanhol[1]
“RESUMO: O professor enquanto sujeito da história tem a responsabilidade de agir com princípios éticos que promovam o bem estar da civilização. O objetivo desse trabalho é apresentar uma reflexão sobre a necessidade de se resgatar a dimensão humana na educação. Para tanto, defende-se a importância de um paradigma que possibilite abarcar as demandas do contexto metamorfose civilizatório atual e as suas relações com a educação. Concluí-se que para formar o outro é preciso primeiro formar a si mesmo.”
Portanto, o professor tem uma grande responsabilidade sendo autor e ao mesmo tempo coadjuvante do processo de mudança de um novo paradigma educacional; cabe a ele analisar o passado, o presente e se prover para o futuro em alguns aspectos, sendo estes relevantes para a construção do ser humano.
A sociedade caminha para mudanças que nem sempre são desejosas, porem, com valores e atitudes diversificadas, partindo muitas vezes de pequenos grupos ou de facções formadas por poderosos que implicam na mudança social de certa localidade, podendo até mesmo se estender a uma todas sociedade.
A educação é algo a ser pensado e repensado de modo como ela pode estar contribuindo ou trazendo algo de negativo para humanidade. A final, ela é a responsável por uma humanidade digna, com ideais de pais de liberdade e de justiça social. Para termos uma educação participativa ativa, para toda sociedade ela necessita ser uma educação integral do ser humano; que exige a totalidade aberta do ser humano e não apenas a algo desvinculado do todo.
Com a progressão da sociedade, também deve haver a busca de atualizações dos saberes, que ao se incorporarem, só tende a crescer a enriquecer em conhecimentos.
Ser professos nos dias de hoje impõe uma constante reflexão sobre a ação em quanto docente, em relação ao conhecimento, à metodologia e às praticas pedagogias