Custeio abc
ALUNA: LUCIANA APARECIDA RICARDO
PROFESSORA: YARA FORBECK DA SILVA
TURMA: 2° TCA NOITE
TRABALHO DE
CONTABILIDADE INDUSTRIAL
CURITIBA
MAIO / 2011
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi pedido pela Professora Yara na Disciplina de Contabilidade Industrial, onde o assunto é sobre Custeio ABC (Custeio Baseado em Atividades) para compor a nota do Bimestre e também para um melhor entendimento na área de Contabilidade Custos.
CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES OU CUSTEIO ABC
(Activity Based Costing)
É um método de custeio que está baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de seus produtos. Esta é uma metodologia desenvolvida pelos professores americanos Robert Kaplan e Robin Cooper em meados da década de 1980 (Harvard), voltada à análise de custos de atividades, seus direcionadores, objetos de custos focada para um tratamento especial de custos indiretos e sua junção com a metodologia: Unidade de Esforço de Produção (UP).
Historicamente na década de 1920 se consolidou o Custeio Tradicional, o produto simbolizava o capitalismo, e a grande maioria das organizações se baseavam na produção em massa de produtos pouco diversificados, utilizando-se mão-de-obra intensiva. Os custos diretos (ligados diretamente a produção) eram fortemente preponderantes na composição dos custos, o Custo Tradicional foi adotado quase universalmente, talvez pela facilidade ou pelo comodismo da época. Porém com as mudanças em duas variáveis fundamentais como o aumento da participação dos custos indiretos na composição dos custos totais e o aumento da diversificação dos produtos e processos; fez com que resultasse na obsolescência do Custeio Tradicional para fins gerenciais e no surgimento de técnicas inovadoras como o Custeio ABC. Ou seja, para acompanhar o mercado as organizações precisaram investir em qualidade, tanto para os clientes internos (funcionários) quanto para os clientes externos; os custos indiretos aumentaram